3 Perguntas Poderosas para o seu Processo de Coaching

Eu vou falar contigo sobre 3 perguntas poderosas que podem salvar sua sessão de Coaching ou podem até salvar o seu processo de Coaching, pode salvar seu casamento, seu relacionamento com o amigo, pai, filho, chefe, funcionário. São 3 perguntas extremamente poderosas que podem verdadeiramente salvar, no mínimo a sua sessão e talvez o processo de Coaching inteiro.

Eu quero que você entenda que não quer dizer que só existem 3 perguntas que vão salvar o seu processo de Coaching. Essas são 3 das perguntas poderosas que eu uso no meu dia a dia. “Geronimo, como é que você descobriu essas três perguntas?” Atendendo na prática, estudando e acompanhando mais de 4 mil Coaches que já passaram pelo programa Profissão Coach.

Bora para o que interessa… as perguntas.

Pergunta 1) E o que significa _______________ para você? 

Deixa eu explicar, uma das habilidades que o Coach tem que ter é levar clareza para o Coachee e um dos pontos onde pode faltar clareza é quando o Coachee fala uma expressão que pode ser grávida.

Uma expressão grávida (eu aprendi isso com o Marcelo Germano) é quando o Coachee fala assim “Me atrasei muito para um reunião esta semana”. Atrasar muito pra mim pode ser 1 hora, pra outra pessoa pode ser 10 minutos. Eu não sei o que é se atrasar muito para o Coachee.

Aí eu pergunto: “e o que significa se atrasar muito para você?“. O que acontece é que às vezes, a gente assume na nossa cabeça que atrasar muito são 2 horas e, às vezes, a pessoa é mega pontual e se atrasar muito para ele são 10 minutos. Ai você não pode assumir pra você uma verdade que não necessariamente é para o seu Coachee. Entende?

O fato é, quando o seu Coachee afirmar algo que pode ser grávido, que pode ter uma interpretação para ele e outra pra você, valida com ele fazendo essa primeira pergunta poderosa.

Pergunta 2) E isso é bom ou ruim? 

Às vezes a pessoa vira pra você e fala assim “Caraca cara, hoje dei uma corrida que eu fiquei morto”. Beleza, mas ‘fiquei morto’ é bom ou é ruim? Pode ser no sentido de estar muito cansado e ter sido uma corrida realmente ruim ou no sentido de estar cansado mas ter achado a corrida maravilhosa.

O mesmo serve pra situações como “ontem fiquei trabalhando até tarde naquele meu projeto, fui até 3h da manhã”. Certo, mas isso é bom ou ruim? Aí a resposta pode ser que para o seu Coachee foi incrível ou pode falar que foi ruim porque ele odeia dormir tarde e não rende no outro dia.

Claro que o Coach tem que estar ligado na linguagem verbal e não verbal, a postura corporal tende a dizer muito sobre o que quer ser expressado, mas na dúvida, pergunta pro seu Coachee: isso é bom ou é ruim?

A afirmação por si só não quer dizer que é bom ou ruim, claro que às vezes você vai contextualizar aquilo e vai entender.  Mas pra ter clareza, faça a pergunta 🙂

Pergunta 3) E o que você gostaria de ter no lugar disso?

É muito comum, o Coachee chegar no começo da sessão, quando você já conseguiu criar um ambiente de segurança (que é uma habilidade do Coach) e começar a desabafar sobre a vida no geral. E às vezes, ele vai falar sobre coisas ruins que ele teve no dia dele ou na semana dele. Quando a pessoa começa a falar de coisas ruins, o nosso sistema busca uma congruência.

Se eu tô falando de coisas ruins… eu tendo a baixar a cabeça, falar mais baixo, virar meu ombro pra frente, é uma congruência negativa. E às vezes, é preciso reverter isso e essa pergunta é maravilhosa para isso.

O cara tá ali, triste, e você pergunta “e o que você gostaria de ter no lugar disso?” Aí vem a resposta “eu preferia ter isso, aquilo e aquilo outro”. Pronto… a voz já começa a aumentar, o sorriso já vai abrindo, começa a falar mais rápido e você consegue reverter a tendência sem ter que falar para ele “agora vamos falar de coisa boa”, não é necessariamente assim que funciona no Coaching 😉

Coloca aí embaixo do vídeo, nos comentários, se eu ajudei você, se fez sentido… me deixa saber!!!

Agora, eu quero fazer uma 4ª pergunta para você hehe… Coach pode atuar em mais de um nicho? Eu escrevi um artigo sobre isso, é só clicar no link azul para saber o que eu penso 🙂

25 Comentários


  1. Faaaala Geraldinho. ..
    Considero muito seu trabalho e modelo sua excelência…hehe
    Cara me ajudou muito essas 3 perguntas já tinha visto o vídeo e usei a segunda pergunta foi incrível o resultado foi libertador…
    Logo em breve vou usar todas….
    Gratidão Amigo
    Ps. Geraldo Homem que brilha…

    Responder
  2. Luis Antônio Alô

    Fala Geronimo!!!!
    Puxa… rapaz… perdí uma excelente oportunidade de te dar um abraço e dizer o quanto te admiro!
    Isso aconteceu há duas semanas em Campos do Jordão… Mas beleza… Outras virão!
    Show as perguntas!!!
    Parabéns!!!!

    Responder
  3. Anônimo

    Principalmente a terceira pergunta, faz mt sentido.
    É ótima pra mudar a situação realmente.

    Responder
  4. Silvia Pontes

    Bom dia!
    Geronimo, gostei muito desse primeiro processo, achei muito interessante suas perguntas, vou continuar sim nesse programa com a certeza de aprender muito .
    Você e demais, gostei muito valeu.

    Responder

  5. Geronimo, os seus vídeos são sensacionais e sempre aprendo coisas bacanas e práticas. Agradeço muito a você por esses aprendizados.
    Um grande abraço,
    Fátima.

    Responder
  6. Rodrigo

    Show Geronimooo
    muito bom seus vídeos, te acompanho a um bom tempo
    seu curso é um dos que vou fazer ……. acho muito bacana sua forma simples e impactante de se expressar ……

    Forte abraço

    Responder
  7. Danielle Costa

    Maravilha essa dica das 3 perguntas Gerônimo.Utilizava 2 delas e não percebia o poder.

    Responder
  8. Nilton Cesar Pires

    Grande Geronimo! Sempre nos animando e trazendo conteúdos simples e eficazes. Abraços e vamos que vamos!

    Responder
  9. PATRICIA

    Gerooooonimoooooo…..sim, faz todo o sentido!!!
    Sem saber disso, fiz uma pergunta semelhante semana passada para um coachee mais ou menos no começo da nossa conversa,assim:
    Eu…
    O que te impede de cumprir em esse cronograma….?
    Ele….
    É que eu viajo muuuuito…
    Eu…
    Que significa “viajar muito” para você? (kkkk…Geronimo, na verdade eu queria entender se ele se distraia com facilidade ou viajava literalmente ….. afff não deu para contextualizar mesmo!!!! rsrsrsrs….
    Valeuuuuu Geronimooooo
    abs para minha xará Patty!

    Responder
  10. David Valente

    A simplicidade deste conteúdo foi de uma genialidade barbara, grato por te seguir e poder desfrutar deste conhecimento. #Vaaaamooooo

    Responder
  11. fatima Soares

    Fala Coach! como valeu eu tive uma situaçãodesta hoje com um cliente , mas só agora que li.
    Serve para proxima

    Responder
  12. Marcelo

    Muito bom! Excelente!! Show!!!
    Sua dicas são fantásticas!
    Forte abraço!

    Responder
  13. Lisiane

    Obrigada Geronimo! Estas perguntas são muito importante em qualquer ária de atuação.
    Faz pensar o quanto o ser humano pode evoluir nas suas construções e como chegar lá.

    Responder

  14. Erika Medeiros

    Gratidão atenção!
    Sempre muito especial suas dicas!

    Tenho interesse em participar de um curso seu.
    Moto em Belém do Pará , sou Coach , hipnoterapeuta e acadêmica de psicologia

    Erika Medeiros

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.