Coach pode atuar em mais de um nicho?

A primeira coisa que você precisa ter em mente para responder a pergunta se Coach pode atuar em mais de um nicho é o seguinte: quando a gente se forma em Coaching, a gente se forma para ser Coaching como todo, de qualquer área a princípio (claro que algumas área exigem uma peculiaridade).

O que o Coach aprende, na prática, é a técnica de fazer uma pessoa sair do ponto A dela (estado atual), ajudar essa pessoa a planejar, entrar em ação, ter consistência e alcançar o que ela quer para vida dela, lá no ponto B (estado desejado). Isso basicamente é o que você, Coach, precisa para ter qualquer tipo de realização.

Por tanto, para fazer a  jornada da realização, a técnica é a mesma para emagrecer, conseguir um relacionamento, mudar de emprego, conseguir um emprego melhor, ter uma promoção, seja lá o que for, a jornada é muito próxima.

Então, em tese, quando você se forma, você se forma Coach para praticamente qualquer nicho. Ah… cuidado para não confundir Coaching com nicho de Coaching… definir nicho é uma técnica de marketing para que você consiga ter mais clientes pagantes.

Os meus alunos do programa Profissão Coach, por exemplo, tem técnicas para definir o Nicho e conseguir clientes pagantes. São incontáveis depoimentos de alunos que conseguiram seus primeiros clientes pagantes, lotaram a agenda e passaram a viver de Coaching usando a técnica de definir nicho.

Massa… estamos juntos até aqui? Então bora responder a pergunta: Coach pode atuar em mais de um nicho? Técnicamente pode ter 10 nichos, você está capacitado para atender em praticamente todos os nichos. Agora, para técnica de marketing, pensa assim: se você é Coach de emagrecimento e também é Coach de voz, fica difícil comunicar para a pessoa que você quer ajudar a emagrecer e também quer ajudar a cantar.

Para técnica de marketing, ter dois nichos, pode enfraquecer o seu posicionamento. Vou dar um exemplo: quando eu comecei como Coach de Coaches, pequeninho, com alguns alunos ensinando para eles o que eu fiz para lotar minha agenda pra passar a viver de Coaching, isso foi crescendo, dando resultado e cada vez mais eu me posicionava.

Hoje, diversos Coaches respeitados no mercado me reconhecem como o maior Coach de Coaches do Brasil. Por que? Porque eu tive um posicionamento muito claro e gerei transformação real no que me propus a fazer.

Se eu diluo muito o meu posicionamento, talvez até hoje eu não estaria sendo reconhecido. Ter mais de um nicho enfraquece o seu posicionamento em termos de marketing. Entende?

“E hoje Geronimo, como Coach, você atende?” Com certeza eu atendo como Coach e mais do que isso, hoje, por incrível que pareça, eu não tenho um nicho estabelecido quando eu estou atendendo. Por que o meu nome já virou uma marca, a pessoa me procura não por nicho, mas por ser o Geronimo Theml.

“Ah Geronimo, então você não tem um nicho e tá ensinando que é importante ter um nicho?” Pensa assim: você vai na academia, primeiro dia de academia, vai fazer supino, aí olha para o cara do lado e falo assim “caramba, esse cara tá levantando 150kg em cada lado e eu levanto 5kg”.

Só que o que eu tenho que me perguntar é: “quanto que aquele cara levantou de peso quando ele começou na academia?”. Então, se eu começasse hoje, eu Geronimo, me posicionaria em 1 nicho.

Bora repassar rapidamente o que eu dividi contigo:

1- Coach que se forma em uma instituição séria sai capacitado para levar praticamente qualquer tipo de processo de Coaching do início ao fim, independente de nicho.

2 – Nicho é técnica de marketing para você ter mais cliente.

3 – E sim, eu Geronimo, se fosse começar hoje teria apenas 1 nicho para me posicionar naquele nicho da melhor forma possível.

Bom… e se eu não tiver nicho, estou destinado ao fracasso? Claro que não… mas verdadeiramente, o que eu vejo dos alunos do Profissão Coach é que aqueles que definem um nicho acabam avançando mais rápido e tendo clientes mais rápido. Se liga, um último aspecto importante que você entenda é que eu vejo sim o mundo do Coaching caminhando para a especialização.

4 Comentários

  1. Edileusa Magalhães

    Olá!
    Como faço para me formar em coach?
    Tenho vivencias,leituras,mas a certificação é necessária,tou certa?
    Abraço!

    Responder

  2. Fânia Carlinda Carvalho

    Como faço para definir o meu nicho? Eu não sei o que fazer…

    Responder
  3. HAROLDO XAVIER DOS SANTOS

    Caro Mestres Coach
    Estou iniciando o processo de ser coach, achei de grande valor os vídeos, se possível em breve estaremos juntos no próximo eventol

    Haroldo Xavier dos Santos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.