Como a Psicologia Positiva agrega ao Coaching?

Psicologia-Positiva-CoachingPensar e agir positivamente é preciso em todas as áreas que envolvem nossas vidas. No relacionamento do casal, com os filhos e outros familiares, dentro da empresa de segunda a sexta-feira, no final de semana com os amigos… Ser uma pessoa positiva faz total diferença e os benefícios aparecem quase que imediatamente. A psicologia positiva trabalha justamente nesta linha para motivar e incentivar o crescimento das pessoas.

Criada nos anos 1990 pelo psicólogo norte-americano Martin Seligman, a Psicologia Positiva foca nos aspectos positivos da vida para que a pessoa cresça e supere fases mais complicadas. Ao contrário da Psicologia tradicional que foca em traumas e decepções, a Psicologia Positiva estuda emoções positivas e aspectos positivos do caráter da pessoa e de todos os que estão envolvidos no dia a dia.

Mas afinal, o que isso tem a ver com o Coaching? Tudo!

O Coaching é uma metodologia que busca o autoconhecimento da pessoa com base no que ela tem de melhor, de positivo, justamente para que a mesma possa ir além da situação atual e com isso ultrapassar barreiras pessoais, crescer profissionalmente e tantas outras conquistas. A Psicologia Positiva é totalmente ligada com as práticas do Coaching, mesmo porque foca também nas forças que a pessoa tem, e não nas fraquezas e defeitos.

Coaching e Psicologia Positiva

Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe como o Coaching trabalha com base no que a pessoa tem de melhor. Somente você pode superar suas próprias barreiras e conquistar seus sonhos. Tanto o Coaching como a Psicologia Positiva sustentam tais pilares e trabalham para que a pessoa desenvolva sua máxima capacidade e alcance a felicidade desejada o quanto antes. Ambas as áreas buscam a ressignificação através de aspectos positivos e saudáveis da personalidade.

Estimular emoções positivas, exaltar qualidades, valorizar comportamentos positivos e com isso sair de uma situação, uma realidade, para um novo patamar na vida pessoal e profissional. Tais estratégias são comuns entre Coaching e Psicologia Positiva e convergem para o mesmo objetivo, como dissemos, no desenvolvimento da pessoa de uma maneira positiva.

O Coaching entende que ações positivas geram resultados positivos. Quem leva a vida com positividade é mais produtivo e também mais agradável, o que invariavelmente traz muito valor a todos os aspectos da vida pessoal e profissional. Colegas de trabalho e familiares começam a enxergar a pessoa de uma maneira diferente, positiva, e com isso novas portas e oportunidades surgem.

Vale a pena reforçar que o Coaching utiliza elementos da Psicologia Positiva para agregar ainda mais valor ao trabalho que é realizado com cada pessoa. A busca pela satisfação passa por conceitos importantíssimos como “Viver com alegria, prazer e felicidade. Ter emoções positivas” e “Viver o melhor de si. Usar as próprias forças e virtudes do caráter”.

Todos estes elementos da Psicologia Positiva, que são utilizados pelo Coaching, compreendem uma metodologia sadia e que valoriza o que a pessoa tem de melhor, justamente para que a mesma supere desafios, barreiras, positivamente e sem fazer mal aos semelhantes. Este tipo de sucesso, seja profissional ou pessoal, é o caminho para uma sociedade mais justa e consequentemente feliz, positiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.