Como explicar o que é Coaching

Vou falar contigo sobre como explicar o que é Coaching pra ter mais probabilidade de fechar cliente pagante. Primeiro, essa é uma dica pra Coaches, pra ensinar um Coach a ensinar outras pessoas o que é Coaching. Aqui não é o texto pra você saber o que é Coaching, beleza?

Segundo, o que eu vou ensinar aqui realmente vale ouro. Se liga aqui Coach!!

Talvez você já saiba disso, mas vou dizer de novo: uma das minhas maiores habilidades é ajudar outros Coaches a viverem de Coaching. Se você me perguntar o que eu mais amo, vou responder que é ouvir um Coach dizer que já consegue viver exclusivamente de Coaching, que foi aluno do Profissão Coach. Eu acredito verdadeiramente que o Coaching é uma das ferramentas que existem pra fazer diferença na vida das pessoas.

Então é óbvio que eu não vou explicar o que é Coaching de forma metodológica, não vou explicar pra você conseguir dar uma aula na faculdade. Vou dizer pra você como conversar com aquela pessoa sentada na mesa do restaurante, numa reunião de negócios ou mesmo dentro de um elevador que vira e fala “Cara, o que é esse negócio de Coaching? Vi na novela que existe um tal de Coach, mas o que um Coach faz?”.

O que normalmente as pessoas fazem (e não tá errada a explicação): “Coaching é uma metodologia que ajuda a pessoa identificar os seus…” PEEEEEEEEEEEM!

A primeira etapa quando você vai explicar o que você faz é conseguir atenção. Se você começa explicando o que é Coaching pelo racional, aí é que a pessoa não vai prestar atenção no que você quer dizer pra ela…

Como você consegue atenção dela? Bom, eu vou dividir a explicação em dois elementos: se você tem um nicho e se você não tem um nicho. Vou me concentrar em falar pra você sem um nicho específico, daí quem tiver também vai conseguir explicar, beleza?

Como é que eu, Geronimo, consigo a atenção das pessoas? Eu respondo: “Cara, eu como Coach ajudo as pessoas a conseguirem aquilo que elas querem pra vida delas”. Provavelmente isso vai despertar o interesse.

A segunda etapa é conseguir identificação. Por exemplo… eu to numa mesa e digo “Ah inclusive eu já ajudei pessoas a emagrecerem, a passarem em concurso, na prova da OAB… Já ajudei um aluno no último período de Direito a definir o que ia fazer no ano seguinte…”. O que eu to querendo com isso? Quero que aquela pessoa se identifique com algum dos elementos e tenha um interesse maior ainda.

A pessoa vai se identificar todas as vezes? Óbvio que não! Se você deu oito exemplos e nenhum desses atingiu ela ou alguém que ela conheça (o filho, a esposa ou o marido, a empresa em que trabalha), tá tudo bem! A gente não vai fechar todos os clientes, o que eu to falando com você aqui é pra aumentar as probabilidades de essas pessoas com quem você conversa virarem clientes.

Se você disser que já ajudou pessoas a passarem em concurso e esse alguém quiser isso também, pode pedir pra você falar mais sobre isso. Entende o ponto?

Vamos pra terceira etapa… Lógica. Algumas pessoas têm perfis que necessitam de explicação, que alguma coisa faça sentido e tenha lógica. Aí chega o momento de você falar mais tecnicamente o que é Coaching.

Vou dar um exemplo de como eu daria essa explicação:

“Na prática, o que eu faço como Coach é ajudar as pessoas a conseguirem o que elas querem pra vida delas. Ela quer alguma coisa na vida? Eu ajudo a conseguir. Só pra você ter uma ideia, eu já ajudei pessoas a emagrecerem, a passarem em concurso, a passarem na prova da OAB… Como eu faço isso na prática? Faço ela a entender onde ela está, que eu chamo de Ponto A, e traçamos o melhor caminho até o Ponto B, que é onde essa pessoa quer chegar… tudo isso utilizando técnicas, ferramentas e métodos. Só pra eu entender, o que tá faltando na sua vida que você ainda não conseguiu sozinho e que eu conseguiria ajudar você a conquistar?”

Olha só, saí dos três passos (atenção, identificação e lógica) pra transformar o meu discurso num Pitch (entrar no discurso de vender o meu serviço para alguém), porque eu não apenas respondi a pergunta, eu devolvi com uma pergunta. Esse pode ser um assunto pra outro texto… quem sabe hehe 🙂

Se você tiver afim de ter mais sacadas sobre Coaching, acredito que você vá curtir…

Profissão Coach | O que dizem os alunos…

Como um Coach pode se auto motivar

3 palavras proibidas no Coaching

Largar o emprego, medo, viver de Coaching e os próximos passos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.