Dicas de Coaching: como se sair bem em uma entrevista?

Dicas-de-Coaching-entrevista-empregoJovem ou experiente, homem ou mulher, não há quem não fique, pelo menos, ansioso antes de uma entrevista de emprego. Tal nível de ansiedade é ainda maior quando nos deixamos abater pelas notícias do momento de crise de nosso país. Mas como a realidade quem cria somos nós é possível afastar o nervosismo que desvia a atenção e demostrar-se um candidato calmo, centrado e pronto para a vaga.

Mas afinal, como é possível se sair bem em uma entrevista?

Vale a pena ressaltar que as dicas de entrevista, dentro da metodologia de Coaching, são importantes não somente para profissionais em começo de carreira e com pouca experiência no mercado. Quem busca recolocação também deve compreender as dicas de entrevista para sair na frente da concorrência e conquistar uma boa vaga de emprego.

Neste ponto é importante ressaltar que profissionais capacitadíssimos e com currículos invejáveis muitas vezes possuem despreparo para entrevistas, justamente por acreditarem somente em suas habilidades profissionais e por não focarem no desenvolvimento de habilidades sociais, tão importantes em uma entrevista.

O Coaching trabalha estes e outros pontos que fazem a diferença em uma entrevista de emprego.  A pessoa precisa desenvolver seus pontos fracos para que no momento da entrevista, quando estiver cara a cara com o entrevistador, seu discurso de apresentação e a defesa de suas qualidades saia com naturalidade e confiança. É exatamente esta combinação que as empresas buscam nos candidatos: qualidade profissional e confiança em seu potencial! Quem vai a uma entrevista desta maneira, tem grandes chances de conseguir o emprego.

Dicas de entrevista: como o Coaching pode ajudar na busca por um bom emprego?

Antes de apontarmos as principais dicas de entrevista para se sair bem na hora H, vale a pena reforçar que o Coaching possui as ferramentas certas e a metodologia mais indicada para trabalhar fatores emocionais, psicológicos, intelectuais e comportamentais que são cruciais para uma entrevista bem-sucedida. O Coaching estimula e desenvolve habilidades que a pessoa já possui, mas que não coloca em prática em momentos importantes. Vamos às dicas:

  • Preparação: você pode ser um excelente profissional e dominar como ninguém sua área de atuação, as ferramentas e conhecer todas as novidades do mercado. Mesmo assim, é indispensável se preparar bem para uma entrevista de emprego. Pesquise sobre a empresa, sua história, trabalhos realizados e outras informações referentes ao cargo disponível. Chegue ao momento da entrevista com referências corretas, pois isso demonstra interesse e é um ponto positivo.
  • Seja um bom ouvinte: além de se apresentar com calma, profissionalismo e confiança, é importante ouvir o que o entrevistador/recrutador tem a dizer. Não interrompa e respeite todas as etapas do processo seletivo, sempre mantendo seu foco inalterado.
  • Vestimenta: a entrevista de emprego é em uma agência de publicidade? Ou em um escritório de advocacia? É importante se vestir adequadamente de acordo com as convenções sociais do mercado em que atua. Evite detalhes chamativos, perfumes fortes ou maquiagem carregada. O importante em uma entrevista é o conteúdo, mas suas roupas podem ajudar na boa impressão.
  • Postura e comunicação não verbal: estudos apontam que mais da metade (55%) da comunicação é não verbal, ou seja, não é feita por palavras. Neste ponto, o Coaching ensina que é fundamental manter uma postura corporal adequada à entrevista, controlar o tom da voz, ficar atendo a sinais de nervosismo e às gírias ou vícios de linguagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.