Life Coaching: o que é o Coaching de Vida?

Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe que o Coaching é uma metodologia inovadora e que provoca resultados impactantes na vida pessoal e profissional das pessoas. O profissional de Coaching, chamado Coach, trabalha para que seu cliente, chamado Coachee, possa alcançar seus sonhos, derrubar barreiras que impedem seu crescimento e com isso evoluir na carreira e na própria vida. Aliás, quando falamos e pensamos no dia a dia familiar e de amizades, é impossível não ressaltarmos a importância do Coaching de Vida.

O Life Coaching (Coaching de Vida) analisa e busca melhorias em todos os aspetos da vida da pessoa, ou seja, do relacionamento familiar e com os amigos, passando por questões espirituais e de saúde. Cada setor da vida da pessoa é fundamental para que o Life Coaching possa trabalhar em busca de um equilíbrio exato e que valorize a felicidade do Coachee. Neste caso, são analisados os pontos que precisam ser mudados, o que deve ser valorizado ou evitado, sempre em prol do atingimento do resultado esperado pelo cliente.

Um dos principais conceitos do Coaching de Vida é o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, justamente para que haja um equilíbrio em todos os aspectos do dia a dia. Do que adianta ter uma carreira de sucesso e não ser feliz no âmbito pessoal? Bens materiais, promoções no trabalho, aumento salarial… Tudo isso deve refletir e trazer benefícios para que a pessoa seja realmente feliz e realizada como indivíduo, não apenas como profissional.

Por outro lado, o Life Coaching também atua para que as frustrações no trabalho não impactem na vida pessoal, e vice-versa. É impossível que uma pessoa que vive brigando com a família, que não tem amigos, desempenhe suas tarefas profissionais com a mesma disposição de um colega que tem uma vida pessoal mais equilibrada, concorda? É justamente a busca desse equilíbrio que o Coaching de Vida objetiva.

A pessoa que aceita o desafio do Life Coaching, com o tempo, passa a ter mais controle sobre a própria vida e estabelece metas e métodos para buscar a felicidade em todos os aspectos. As mudanças são nítidas, independente do histórico do indivíduo, tipo de trabalho que realiza, local onde mora e outras variáveis. O Coaching de Vida pode trabalhar com êxito com qualquer pessoa, basta a mesma aceitar o desafio e embarcar junto neste projeto de mudança.

Life-Coaching

Benefícios do Life Coaching

Quando pensamos nos benefícios do Life Coaching, é impossível não listarmos alguns pontos incríveis e que provocam mudanças drásticas e positivas na vida da pessoa. A busca por realizações do Coaching de Vida passa por alguns pontos marcantes, como por exemplo, a descoberta de novas possibilidades em diferentes aspectos da vida e também pela definição de prioridades para alcançar tais mudanças.

Outro ponto decisivo do Coaching de Vida é que a pessoa precisa abraçar a causa, ou seja, ter a coragem necessária para derrubar as barreiras que impedem sua felicidade. Somente com este pensamento positivo, e ações práticas e assertivas, é possível chegar aos objetivos do Life Coaching. Tais benefícios, por sua vez, resultam no maior controle da pessoa sobre a própria vida.

Os benefícios do Life Coaching também podem ser notados, claramente, no aprimoramento das relações pessoais com a família, amigos e colegas de trabalho, no autoconhecimento de competências e características positivas e evidentemente, no aumento da autoestima e autoconfiança. A pessoa mais confiante é também uma pessoa mais motivada e que transmite essa felicidade para todos os aspectos da vida, influenciando também sua espiritualidade e o próprio bem-estar.

Também podemos citar como benefícios do Coaching de vida: melhor gerenciamento do tempo, conquista de metas e objetivos, revisão e ajuste no planejamento profissional e revitalização funcional.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.