Meta longa no processo de Coaching

Se liga no que eu vou falar… normalmente, um processo de Coaching tradicional demora mais ou menos 3 meses. Esse é o padrão, mas às vezes acontece do cliente ter uma meta que vai demorar 2 anos pra ser alcançada, por exemplo. É por isso que hoje eu vou responder a seguinte pergunta: o que fazer quando a meta do cliente é muito mais demorada que o próprio processo de Coaching?

Durante todo o processo de Coaching, você sempre tem que preparar o seu Coachee para ele não ser dependente de você. Um bom Coach prepara o cliente não só para os 3 meses em que aquela pessoa tá sendo acompanhada, e sim para a vida inteira dela. Como você faz isso? Fazendo com que o Coachee entenda como ele próprio funciona ao longo do processo de Coaching.

Quando você fizer uma ferramenta, não tem que criar dependência; ao contrário. Você tem que deixar ele aprender como ele deve fazer – e eu normalmente digo algo como “Você pode aplicar essa ferramenta que acabou de aprender comigo na sua vida pessoal”.

Se eu aplico um SWOT pessoal, por exemplo, deixo claro para o Coachee que ele pode aplicar a ferramenta sempre que acontecer certas coisas na vida dele. Nesse momento, eu estou preparando o meu cliente para o momento em que ele vai seguir a vida dele sem mim.

O segundo elemento (talvez o mais importante de todos) é: na primeira sessão, quando você e o Coachee estabelecerem qual vai ser o resultado esperado dele, você vai perguntar pra ele o que deve acontecer durante o processo de Coaching para que, ao final dos 3 meses, esse processo tenha valido a pena.

Se o processo de Coaching tá trabalhando com emagrecimento e você faz essa pergunta de ouro, você pode, por exemplo, ter a clareza de que a meta principal do seu Coachee é perder 30kg em um ano, que ele espera perder 6kg em 3 meses e que também quer acabar o processo de Coaching com autoconfiança para seguir na mudança.

O que pode acontecer se você não estabelecer isso com o seu Coachee? Ao final dos 3 meses, ele pode até ter emagrecido o que queria, mas vai perceber os 24kg que ainda faltam de forma negativa. Isso pode fazer até com que ele desista do processo de emagrecimento, entende?

É muito importante estabelecer 2 metas: a meta final e a meta a ser atingida até o fim do processo de Coaching. Isso pode fazer total diferença no final, em que o Coachee vai estar completamente apaixonado por você ou frustrado por ainda faltar muito até o final da meta.

Curtiu isso que eu falei contigo? Já atendeu algum cliente que tinha uma meta grande? Conta aqui nos comentários como você lidou com isso, vou adorar saber 🙂

Ahhh se liga… eu preparei pra você o Manual Definitivo do Coach em Início de Carreira, com várias perguntas e respostas sobre ferramentas, sessões de Coaching, posicionamento do Coach entre outros assuntos. O material é inteiramente gratuito e você pode baixar clicando nesse link!!!

Olha só, acho que você pode curtir esses outros temas…

Como fazer perguntas poderosas de Coaching

A sessão terminou bem antes do que você pretendia… e agora?

Como saber se sua carreira de Coach tá dando certo?

Grandes resultados exigem uma pequena vitória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.