Nichos de Coaching e Tipos de Atuação do Coach no Mercado

Uma das carreiras que mais cresce no mercado em todo o mundo! Assim podemos definir o cenário no Brasil ou mesmo no exterior nos mais diversos tipos e nichos de atuação do profissional de Coaching.

Mercados e oportunidades não faltam nesta área, justamente por ser algo que realmente conquistou a atenção das pessoas através de metodologias inovadoras e resultados surpreendentes.

Para quem não sabe, o Coaching pode ser definido como uma metodologia que capacita e desenvolve pessoas no âmbito profissional ou pessoal. O Coaching produz mudanças significativas, positivas e duradouras em espaço de tempo curto, mas com resultados prolongados e que elevam o cliente, também chamado de Coachee, de um estado atual para outro patamar desejado.

Aumento de confiança, quebra de barreiras que limitam o aprendizado e o crescimento, autoconhecimento para desenvolvimento máximo do potencial de cada um… O profissional de Coaching, também conhecido como Coach, pode atuar em diferentes frentes! Ficou interessado? Confira na sequência quais são os tipos de Coaching e nichos de atuação do profissional de coaching.

Tipos de coaching, quais são?

Quando pensamos em tipos de Coaching e também nichos de Coaching, não podemos nos esquecer das três principais divisões que caracterizam a atuação de um profissional de Coaching: Personal Coaching (Coaching Pessoal), Life Coaching (Coaching de Vida) e também o Executive e Business Coaching.

O Personal Coaching (Coaching Pessoal) é aquele profissional que irá atuar com proximidade do indivíduo para desenvolver seu máximo potencial em diferentes áreas da vida da pessoa, ou seja, do trabalho ao âmbito familiar. Assim como ocorre com um personal trainer que determina exercícios físicos e metas particulares de acordo com a necessidade da pessoal, o Personal Coaching analisa a condição da pessoa, seus medos e barreiras, observa oportunidades ao redor do Coachee e propõe estratégias para que seus sonhos sejam alcançados com objetividade, rapidez e eficácia.

Já o Life Coaching, ou também chamado de Coaching da Vida, é aquele profissional que irá compreender todos os aspectos da vida da pessoa em busca de soluções práticas para que a mesma alcance a felicidade em relacionamentos familiares, de amizades, sociais, no trabalho, na saúde entre outros. O Life Coaching busca o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal, justamente para que as conquistas no trabalho ou na vida influenciem no dia a dia profissional e pessoal.

Dentre os tipos de Coaching, o Executive e Business Coaching é voltado ao desenvolvimento das potencialidades profissionais da pessoa, ou seja, este profissional de coaching irá trabalhar lado a lado da pessoa para que esta desenvolva suas capacidades de trabalhar melhor, crescer na carreira ou mesmo mudar de área e conquistar o sucesso profissional em setores diferenciados. O objetivo é que o sucesso venha acompanhado de realização pessoal, ou seja, que o Coachee trabalhe feliz e tenha prazer em executar aquela atividade ao longo da vida.

Talvez você goste de saber como é o Coaching na minha vida… o que eu leio por prazer, o que eu assisto por prazer, o que eu converso por prazer, o que eu ouço por prazer… tudo isso converge para a minha profissão: ajudar as pessoas a acreditarem que a vida pode ser mais e caminhar na direção disso pra vida delas.

Nichos de coaching: onde o profissional de coaching pode atuar?

Agora que conhecemos os tipos de Coaching, também vale a pena descobrir quais são os nichos de atuação que o Coach pode atuar. A lista é grande e revela as inúmeras possibilidades de crescimento profissional e também as oportunidades deste mercado.

• Coach de Relacionamentos
• Coach de Família
• Coach de Atletas
• Coach de Adolescentes
• Coach de Crianças
• Coach de Sucesso
• Coach de Comunicação
• Coach de Vendas
• Coach de Liderança
• Coach de Energia
• Coach de Negócios
• Coach Financeiro
• Coach de Aposentadoria
• Coach de Crises e Transições
• Coach de Carreira, Coach Espiritual
• Coach de Emoções
• Coach de Superação
• Coach de Transformação
• Coach de Novos Negócios
• Coach de Gestores
• Coach de Férias
• Coach de Orientação Profissional
• Coach de Carreira
• Coach de Planejamento
• Coach de Empreendimento
• Coach para Emagrecimento

Ah, quero convidar você para participar do Workshop gratuito e online de Como Viver de Coaching, se faz sentido pra você viver de Coaching é só clicar aí no link e ir pra lá!!!

Se liga… se você chegou até aqui, possivelmente pode me dizer no campo de comentários o que você achou desse artigo, se fez sentido pra você! Eu adoro saber 🙂

19 Comentários


  1. Geronimo… Sensacional o artigo… Ajudou muito mesmo… Eu transformei completamente a minha vida depois de ter perdido um negocio de familia e logo em seguida minha avo… Isso causou tanta dor que mudei… como diz Tony Robbins “mudamos para fugir da dor ou granhar prazer”… Meu foco e transformacao de e superacao, isso que passo para minha audiencia… Quero muito me tornar coach, financeiramente somente sera possivel no proximo ano… Tenho algumas procuras de prospectos buscando mentoria e coaching… Como devo me agir em relacao a isso? Aguardo… e no ano que vem serei seu estudante esta na minha lista de metas… Sucesso

    Responder

  2. Olá Gerônimo!
    Estou trabalhando como Coach de Empreendedores Digitais. Estou no inicio de tudo mesmo já tendo quase 2 anos de formação! Você realmente é fera!!
    Gratidão!

    Responder
  3. Valter J Goncalves

    Olá Coach! FALAAAA! Coach! com certeza, eu verdadeiramente vou descrever em meu TCC um pouco da realidade proporcionado por você GERÔNIMO.
    Um forte abraço e LUZ para todos os nichos!
    VJGON

    Responder
  4. Silvio André Miqueleto

    Achei interessante, mas eu tenho uma dúvida muito grande: Como se tornar um coach? Quem pode ser um coach? Onde procurar para se tornar um coach?
    Gostaria de tirar essas dúvidas, vc pode me ajudar ?

    Responder
  5. Tabata

    Olá! Minha dúvida é a seguinte… o Coach de vida e o personal Coach são praticamente a mesma coisa?

    Responder
  6. Luana

    Tenho certeza que a essa altura do campeonato você já sabe o quanto seus textos influenciam positivamente a vida de milhares de pessoas, a ver pelo número de seguidores que tem e os inúmeros depoimentos que recebe em suas redes sociais. E não foi diferente para mim. Te descobri recentemente quando assistia a um vídeo seu sobre como manter o foco em um objetivo a longo prazo e a identificação foi quase que imediata. Que perfeito!!!! Parabéns pelo trabalho excelente que realiza. Me identifiquei sobremaneira com a sua história, pois também sou servidora pública, mas, já ha algum tempo,o mosquitinho da inquietação me picou e tenho buscado algo que me motive e que desperte o melhor em mim. Pois bem, o Coaching tem tudo a ver com o tenho procurado em minha vida para trabalhar. Estou morando em Vitória e gostaria de fazer o curso e me tornar Coach. Ainda estou iniciando nas buscas e sei muito pouco a respeito do Coaching, poderia me ajudar indicando o melhor curso aqui no Espírito Santo?
    Abçs

    Responder
  7. Rita Andrade de Castro

    Geronimo muito bom artigo! Como estou em fase de transição de carreira me ajudou muito nas decisões que vou tomar!
    Abs.
    Rita Andrade

    Responder
  8. Tatiana Lucas

    Gerônimo,

    Estou acompanhando a sua série de vídeos e aguardando pelo workshop. Adorando os vídeos.
    Gosto quando fala de você mesmo, das suas experiências, das suas dificuldades, quando se coloca como nós estamos hoje e você estava há alguns anos. Isso é importante para nós.

    Gratidão imensa pelo seu trabalho:)

    Tatiana Lucas
    RECIFE PE

    Responder
  9. Vera Simões

    Amei seu artigo! Não vejo a hora de ter condições de fazer um curso Coach! Sigo vc nas redes sociais! Amo seus vídeos!

    Responder
  10. Lidiane

    Gostei muito da explicação. É uma dúvida que ocorre para todos os iniciantes.

    Responder
  11. Érica

    Adorei o artigo! Sou enfermeira e vou fazer a formação em Coaching em breve. Idealizo, por enquanto, direcionar o coaching para o autocuidado a clientes com doenças crônicas. No entanto, preciso da opinião de alguém experiente a respeito disso. Muito obrigada!

    Responder
  12. Nidja Angélica

    Agregou bastante, neste momento de incertezas de carreira… Hoje estudando as possibilidades, para tomar uma decisão, a grande decisão.

    Responder

  13. Carolina Silva Latour

    Geronimo, tenho uma gratidão imensa a você!
    Você não tem idéia do quanto está influenciando em minha carreira de coach.
    Adoro suas aulas, dicas, ferramentas, e agora este artigo incrível , bem explicado e objetivo (característica que admiro em você: objetividade).
    Parabéns e sucesso em toda as áreas de sua vida!!!

    Responder

  14. Ola.
    Trabalho a mais de 20 anos na área do calçado, e começo a perceber que a muitos anos vem crescendo uma sede de fazer pessoas mais felizes, e pesquisando e deparo com esse artigo muito interessante, que conseguiu despertar ainda mais meu interesse. No meu grupo de relacionamentos, as pessoas me tem como alguém que sempre na hora certa tem a boa palavra. Penso que está chegando a hora de aprimorar isso, organizar essa vocação, e em fim poder ser um canal de benção para muitas pessoas. Minha inclinação é relacionamentos interpessoais, famílias, pessoas.
    Gostaria de uma orientação, em relação a cursos de capacitação, que me deixam aptos para começar a atuar como Coach.

    Obrigado Geronimo.

    Responder
  15. Cirleide

    Olá Gerônimo amei o artigo,muito informativo,agora só preciso decidir meu nicho.

    Responder
  16. Beatryz

    Achei interessante, mas eu tenho uma dúvida muito grande: Como se tornar um coach? Quem pode ser um coach? Onde procurar para se tornar um coach?
    Gostaria de tirar essas dúvidas, vc pode me ajudar ?

    RESPONDER

    Responder
  17. Rafaeli Cristina Nunes Pereira

    Adorei ver os nichos abordados, adoro falar é mesmo sendo tão nova tenha bastante experiência de vida, acho q eu adoraria fazer isso!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.