Uma técnica de terapia da depressão aplicada ao Coaching

Nesse vídeo eu quero falar contigo sobre uma técnica pra curar a depressão e que possivelmente vai ser útil pra você no processo de coaching, é a TAC, uma técnica de terapia da depressão aplicada ao Coaching 🙂

Talvez você possa se perguntar, Geronimo, mas quem tem depressão pode ser tratado por Coaching? Se liga… na minha visão, se o profissional que acompanha essa pessoa autorizar ou recomendar que ele faça tá tudo bem!

Depois que você assistir, me diz no campo de comentários o que você achou, eu vou adorar saber!

Se liga… possivelmente você vai gostar de saber quais são as três palavras proibidas no coaching, eu acredito verdadeiramente que também vai te ajudar a ser um coach nível A na parada!

Como eu deixo bastante claro logo no primeiro minuto do vídeo (no segundo 40 em diante), depressão precisa ser acompanhada por profissionais capacitados para isso e nós coaches não somos!!! A única hipótese que eu entendo como adequada é se o processo de coaching for indicado pelo próprio profissional que o acompanha (psicólogo ou outro capacitado para tal) 🙂
Ah!!! Eu não sugiro a aplicação de TAC, mas apenas a utilização de um elemento que pode ser útil dentro de um processo de coaching! Até por que, num vídeo de 8 minutos, não estamos buscando uma discussão de tese e de metodologia que profissionais estudam anos e anos para dominar, o propósito é apenas uma contribuição pontual para os coaches que atuam na área.
No mais… Vamooooooooo

78 Comentários

  1. Alda Perpétua de Carvalho

    Valeu muito. Estou com uma coachee depressiva e a técnica me chegou na hora exata! Continue fazendo vídeos . Você é um ser de luz e pode iluminar a caminhada de muitos. Obrigada!

    Responder
    1. maria guerra de fátima

      QUE AS BÊNÇÃOS DO SENHOR DEUS REPOUSE SOBRE VOCÊ, SUA FAMÍLIA, SUA EQUIPE, SEUS CLIENTES E MAIS QUEM DEUS PROGRAMAR!
      Fiquei sem meios de continuar te acompanhando…
      coisas de tempos modernos entre outros…
      Vez por outra estarei presente, com muito prazer.
      Faça o que tem feito. Você tem as armas que ELE
      quer que você use e é:
      esforçado,generoso,inteligente,esperançoso,ágil,com certeza do que te faz feliz e ama ao próximo mesmo quando de longe.Siga mudando o mundo…eu vou atrás como puder.

      Responder
    2. Laura Lima

      Valeu muito! continue fazendo estes videos. Só gostaria de sugerir uma maior profundidade, mais exemplos talvez. obrigada!

      Responder
    3. Sueli Reis Cezar

      Valeu muito a pena esse vídeo sobre TCC e TAC. Já vou utilizar essa técnica nos meus processos. Gerônimo fiz o curso das 10 ferramentas e estou ansiosa pelo Curso Profissão coach. Gostaria de saber se existe uma previsão para o próximo curso?
      O curso das Dez Ferramentas foi maravilhoso.
      Minha gratidão por todo conhecimento compartilhado.

      Responder
  2. Anônimo

    👍Uma técnica de terapia da depressão aplicada ao Coaching
    👏👏👏

    Responder
  3. Ana Luiza

    Geronimo, achei ótimo! Faz mais vídeos técnicos, eles são ótimo para os coaches entendem melhor como as profissões conversam entre si. Adorei! Parabéns!!! Acompanho vc sempré! Um abraço!

    Responder
  4. Raquel

    Sim, combine as duas situações vídeos técnicos com rotina do Coaching , foi super válido.

    Responder
  5. GENIVALDO

    EU TENHO DEPRESSAO, GOSTEI MUITO DO VIDEO, GOSTARIA DE OUVIR OUTROS SOBRE O ASSUNTO

    Responder
    1. Cris

      Boa tarde. Lamento informar que os transtornos mentais, dentre eles a depressão que se enquadra em transtorno de humor, são da competência de profissionais com formação acadêmica adequada baseada em anos de estudo e técnicas científicas. As duas únicas profissões regulamentadas e legalmente reconhecidas autorizadas para realizar terapia, ou seja Psicoterapia dos transtornos mentais são a Psicologia e a Psiquiatria. Não há no Brasil outros profissionais aptos a manejarem e tratarem tais condições. Pois o tratamento envolve a área biológica e a área psíquica do ser humano. Para a sua segurança procure se tratar com profissionais que possam apresentar para você o número de identificação profissional (CRP – Psicólogo, ou CRM – Médico Psiquiatra). Obrigada pela atenção.

      Responder
  6. José Carlos Teixeira

    A tac trata se de uma técnica muito eficaz no processo de tratamento da depressão cujo enfoque citado com certeza traz muito bons resultados porém existem muito mais enfoque a ser trabalhado na linha psicológica motivacional que aplicadas a determinados casos e pessoas com certeza resultará em um tratamento eficiente e eficaz .

    Responder

  7. Geronimo, fui aluna do Profissão Coach. Excelente vídeo, faça sim, mais vídeos técnicos! Esta semana comecei a atender uma coachee em processo depressivo e, intuitivamente, usei a TAC! Uhuu! #eusoucoacheumudoomundo
    Vc é sempre 1000!

    Responder
  8. marilda Borges Passamani

    Excelente seu video. Continue. Você contribui em muito para com nosso conhecimento e crescimento como Coaches. Acho maravilhosa sua disposição em compartilhar sua missão de vida, incentivando e produzindo materiais de tão alto valor. Gratidão profunda. Um beijo de luz desta Coach a quem você está ajudando a se lapidar. Marilda

    Responder
  9. Gloria Urizar

    Muito bom Geronimo !!!! Com certeza videos técnicos vão contribuir de forma significativa para subirmos ao patamar superior !
    Valeu !!!!
    Abraço

    Responder
  10. Gloria Urizar

    Uma duvida !!! O restante do processo seria igual , mesmas ferramentas que sempre usamos ….

    Responder
  11. VANESSA OLIVEIRA DIAS FONSECA

    Gerônimo, adorei. Logo vou fazer minha formação e ajudou muito. Eu tive depressão por muitos anos e o coaching me ajudou muito a sair da depressão severa, mas vazia ao tratamento de tcc e com psiquiatra tbm, me ajuda a não ter mais recaídas. Quero ajudar outras pessoas tbm a estabilizadores e se livrarem da depressão.

    Responder
  12. Zuleica

    Show. Adorei. Estou com uma.coachee que está entrando em um quadro de depressão e estava até pensando em demiti-la, pois pensei que não poderia ajuda-la . Depois desse vídeo, penso que posso tentar um pouco mais. Continua Gerônimo a fazer vídeos técnicos como esse. Obrigada!

    Responder
  13. Vilson Almeida

    Muito bom Geronimo manda mais ferramentas técnicas para nois…

    Responder

  14. Adorei o vídeo e vou aplicar amanhã mesmo com uma coachee minha! Faz mais técnico sim!!!!

    Responder
  15. Geovana Moreira

    Gratidão por disponibilizar esse vídeo! Muito bom! Faça mais, faça sempre 😋

    Responder
  16. Josiani Gonçalves Pereira da Silva

    Gostei muito desse vídeo!Por favor faz outros!

    Responder

  17. Grande Geronimo !!!!!
    Vídeo Sensacional !!!!
    Uma sugestão: Vídeos focando o segmento corporativo…..principalmente para os líderes das corporações…..é lá que está boa parte do problema…..e da solução para um mundo corporativo melhor.

    Responder
  18. Soraya

    Oi Gerônimo! Sou psicóloga e master em PNL, achei MT interessante essa técnica. Poderíamos juntar a ela, um relaxamento com a visualização da situação que faz a pessoa feliz. Vai que a pessoa diz que ovquea faz feliz é uma situação impossível atualmente dele realizar. Já sabemos que a visualização é MT importante e os efeitos são os mesmos em alguns casos. Ela se comprometeria a fazer 1 vez por dia a visualização.
    Bjos
    Soeaya

    Responder

  19. Geronimo,
    Faz mais vídeos técnicos sim!
    Muito bom você fazer a relação entre as ferramentas e terapias da psicologia e do coaching. Isso ajuda a quebrar barreiras e resistências de alguns possíveis coachees que se liguem nisso, alem de dar um maior respaldo citando a reportagem da Scientific American. Valeu!!

    Responder
  20. Raquel Melo

    Agradeço por compartilhar seu tão valioso conhecimento.
    Você, com certeza, muda o mundo!
    Te desejo ainda mais sucesso!
    Parabéns!

    Responder

  21. Faz muito sentido, Gerônimo. Gostei. Pode seguir nessa toada de dicas técnicas para coaches já atuantes. Parabéns!

    Responder
  22. cleodemar jose paliano

    Grande Geronimo . É muito bom videos assim , adorei muito e acredito que é de grande valia videos assim de maneira mais técnica, pois não só demonstra qual a sua linha de trabalho através das técnicas como também permite desmestificar muitas situações em que podemos estar utilizando as mesmas. E isso é necessário para que todos nós consigamos assumir autoridade diante do nosso coachee sendo que muitas vezes nosso coachee chega até nós a espera de um milagre , que até mesmo nós buscamos algo muito mistico para fazer mudanças na realidade das pessoas , e com técnicas assim acredito que seja possível sem muito misticismo fazer muitas transformções magicas na vida das pessoas. Muito obrigado por compartilhar .Grande abraço.

    Responder
  23. Jorge Luiz Rangel Peyroton

    Gerônimo, boa tarde.

    Muito bom o vídeo sobre o TAC, parabéns.

    Gosto muito do seu trabalho, porque você não trabalha na superfície do ser humano, mas nos fundamentos da natureza do ser humano, e isto faz toda a diferença.

    Estou fazendo o curso de Ferramentas de Coaching.

    Gostaria de saber qual a conduta que você adota ao final das sessões de coaching, com relação aos levantamentos que são feitos à respeito do cliente em função dos resultados obtidos na utilização das ferramentas.

    Como exemplo:

    Você entrega para o cliente o formulário com o resultado, e o cliente traz no próximo encontro ? ou ele fica com o formulário e o cliente só leva a tarefa ? ou tira uma cópia e entrega a outra para o cliente ? Ou seja, como você procede com relação aos resultados ao final de cada sessão, em relação ao cliente, a fim de obter um resultado mais efetivo junto ao cliente ?

    Uma outra questão é com relação ao relatório ao final do trabalho de coaching, qual o formato mais efetivo que você adota ?

    Grato.

    Jorge Peyroton.

    Responder

  24. Valeu muito a pena, pois sou Noergologista e aplico essa mesma técnica para com meus clientes, com ótimos resultados. É muito bom, saber que outras pessoas também fazem o mesmo. Valeu a pena, Geronimo, pois os detalhes eu não conhecia. Acrescentou.Obrigada.

    Responder
  25. Matheus Silva

    Perfeito! Gerônimo continue com os vídeos técnicos, são de extrema valia! QUE MASSA.

    Responder
  26. Amanda

    Gratidão por disponibilizar o vídeo, continue a contribuir conosco compartilhando seus conhecimentos! abraço 🙂

    Responder
  27. Luiz Paulo do Nascimento

    Gerônimo, este vídeo para mim foi muito interessante gosto de entender na técnica como algumas coisas funcionam.
    Como a Depressão é um dos assuntos mais complexos e delicados entendo que nesta postagem foi enfatizado o Coachi que apresenta alguns dos sintomas depressivos, com a forma TAC vejo uma grande possibilidade de ajudar e trazer está experiência para ser um fator de mudança para os acompanhamentos. O que vc acha de além de desafiar a pessoa a realizar o que lhe faz bem, colocar isso no papel e ter o Feedback dele sobre o acontecido?

    Responder
  28. João Ramos

    Conteúdo excelente Gerônimo. Sou aluno do Profissão Coach e um seguidor assíduo seu. Tenho atendido como coach “clientes” dependentes (álcool, droga, afetivo) e acabei desenvolvendo algumas técnicas com o auxílio da PNL que tem dado um resultado transformador para a vida daqueles que estão verdadeiramente cansados de serem derrotados pela dependência. Essa técnica do TAC será de grande valia, uma vez que o grande desafio é tornar as novas ações mais sedutoras do que a dependência ainda é.
    Parabéns e Obrigado

    Responder
  29. Queli Ribeiro

    Eu achei o conteúdo ótimo, eu gosto e me interesso muito pela profissão de Coach, te acompanho, li seu livros, assisto seus vídeos para sempre aumentar minha produtividade, melhorar e também utilizo suas técnicas para estudar para concursos.
    Eu tive sintomas de depressão, me tratei com psicólogos, fazendo a TCC e é maravilhoso você inserir essas técnicas para os Coaching, é extremamente importante identificar que o cliente tem alguns sintomas depressivos, que tem alguma coisa errada e principalmente achei importantíssimo a idéia de auxiliar o psicólogo no tratamento, na minha opinião faz toda a diferença. Essa é a minha opinião como paciente da técnica TCC que foi ótima para me recuperar e seguir adiante. Abs

    Responder
  30. marcio

    Ótimo vídeo. Continue com os videos do dia a dia do coach e agregue ao canal videos técnicos também. Muito obrigado pela contribuição e parabéns pelo belíssimo trabalho.

    Responder
  31. Martha Travassos

    Como sempre, conteúdo super relevante apresentado de forma simples e objetiva.
    Valeu muito !!!

    Responder
  32. Cynthia

    Adoreiii este tipo de vídeo técnico, ficou massa!!! Continue please!!! Abraços , Cynthia Castilho

    Responder

  33. Obrigado Gerônimo, técnicas como esta fazem toda a diferença para quem quer ter um excelente desempenho como Coach. Continue a nos brindar, sempre que possível, com o seu conhecimento. Um abraço.

    Responder
  34. Fatima

    Geronimo, voce é um ser de luz, voce emana uma luz muito brilhante, sigue assim, adoro receber os teus insigths e Sim, continue com todo o novo que chegue nas tuas maos.
    Um beijao no coraçao.

    Responder
  35. Edileia Leite Peizini

    Valeu muito Gerônimo, pode fazer vídeos assim e de todos os jeitos é sempre bom aprender a aprender com você. Gratidão!!

    Responder
  36. Anônimo

    Gegê resumindo…. Você é luz em todos os sentidos!!!! Gratidão por você existir👏👏👏👐👐

    Responder
  37. Juliana Hartwig

    Mais vídeos técnicos e que mostrem os detalhes e as sutilezas nos momentos de atendimento! É isso!!!!!!!!!!

    Responder
  38. Nando

    Faaaaala Coach,
    Olha só, sou teu fã.
    Mas não gostei não dessa abordagem da depressão………

    Responder
  39. Maria do Carmo Oliveira

    Adorei.
    Não tenho formação de Coach, ainda
    Muito bom conteúdo técnico, estou fazendo uma pastinha com as dicas.

    Responder
  40. Anônimo

    Boa noite!
    Depressão só pode ser tratado com profissional habilitado com CRP, mesmo estando no início. São anos e mais anos de estúdio e não será com um vídeo de 5 minutos que você poderá ensinar a lidar com o emocional de alguém. Cuidado pois tem muitos coaches despreparados para atuarem com clientes de alta performance, que dirá com depressivos. É mais seguro você não fazer essa abordagem. Sou psicóloga com mais de 25 anos de profissão e Coach.

    Responder

  41. Eu simplesmente adorei, valeu muito a pena!
    Mais uma vez vou indicar o vídeo a todos que fizeram a formação de coach comigo!
    #soucoachmudoomundo

    Responder

  42. Excelente, Geronimo!
    Já tive uma coachee que me procurou quando estava em processo terapêutico e saiu do estado depressivo após o processo. Com toda certeza o “entrar em ação” a ajudou muito e fiquei muito grata por isso!
    Acredito que por trabalharmos com pessoas, as escolas poderiam nos orientar melhor sobre isso e torço para que seu vídeo chegue a muitos coaches, para trazer à consciência de que nosso trabalho é lindo, mas de uma responsabilidade imensa.
    Gratidão!

    Responder
  43. Fausto

    Excelente vídeo, Gerônimo! Os vídeos sobre o dia-a-dia do Coach são muito bons também. Parabéns pelo trabalho!

    Responder

  44. Meu caro Geronimo.
    Com você não tem “balanga beiço”, é chute direto no gol e o goleiro que se lasque. Por isso que seus vídeos são virais.
    Você é prático, não é “diabético – ficar fazendo cú doce”, suas informações são valiosíssimas tanto para os profissionais do Coaching, quanto às pessoas que necessitam sair de sua zona de conforto.
    Continue mandando “bala” nesses assuntos técnicos, pois como você mostrou, estão embasados em estudos científicos.
    Parabéns mais uma vez e muito obrigado, de coração.

    Responder
  45. Isabel Vieira

    Gerônimo, amei o vídeo! Sou coach em formação e sua fã. Por favor, continue postando mais vídeos de técnica. Sucesso!!!

    Responder

    1. First time I had grits was when I was a billet in a house in Atlanta. We had them for breakfast just with butter and a small sprinkling of cheese. They tasted a bit like flannel. These look far superior. Ca;#7821&nt wait for the ricotta recipe.

      Responder
  46. Daniella

    Muito bom Geronimo!Faça mas videos assim!Por gentileza, pode deixar a referência do artigo cientifico?Obrigada!

    Responder

  47. Adorei o vídeo e com certeza complementou muito. Sou terapeuta e coaching terapêutica e achei que sua abordagem foi de um valor imenso e principalmente de solicitar ao cliente uma autorização do Psicologo para aplicarmos o coache.

    Responder

  48. Toooooooppppppppppp DEMAIS, Gerônimooooooooooooo!!

    Esse detalhe: o que você precisa fazer antes foi SENSACIONALLLLLLLLLLLLLLLLLL

    MUITO OBRIGADA!!!!!! VAMOOOOOOOOOOOOOOO

    Responder

  49. Valeu muuuuuuuuuuuuito a pena. Fui fazer a formação em Terapia Cognitiva Comportamental exatamente por isso, por entender que meus processos de coaching estavam rasos, não entendia verdadeiramente como lidar com as crenças dos meus coachees e nem com as minhas próprias, e hoje meu processo deu um salto extraordinário, o TCC fez total diferença na minha vida e nos meus atendimentos, entender a lógica das crenças e dos Pensamentos Automáticos fez total sentido……

    Responder
  50. Fátima Piva

    Continue falando mais técnicas para coaches. Adorei esse vídeo, pois me ajuda a ter uma outra visão sobre a depressão como coach.

    Responder
  51. Tabata Tinoco

    Você é feraaaaa!!! Valeu demais essa dica. Estou crescendo muito com esses vídeos.

    Abraço,

    Tábata Tinoco

    Responder
  52. rosimari ferreira tominato

    MUITO INTERESSANTE E SIMPLES DE APLICAR GOSTEI DEMAIS

    Responder

  53. Oi Gerônimo, amigo querido !!!
    Ensaiei tanto para saber de você, nesta semana que passou opelo KAOS aí no seu pedaço, mas………..pensei muito que tudo ia terminar bem, rezei muito e ………..graças a Deus, passou !!!!
    Amei seu vídeo como amo todos os que você faz, ser iluminado !!!
    Continue assim !!
    Parabéns, Gratidão !!!

    Responder
  54. Andressa BP

    Shooow Gerônimo.
    Continue com esses vídeos técnicos, são excelentes para adaptarmos nossa técnica pessoal!
    Gostei muito!!!
    Parabéns!

    Responder
  55. Araken Perez

    Q
    Gratidão Gerônimo!!!! Quanto mais melhor…manda mais aí.

    Bora Crescer!!!

    Vamoooo!!!!

    Responder
  56. Tatiane Lais

    Geronimo!!!! vídeo excelente, produz os dois vídeos o técnico e sobre o dia dia do coaching. Abraços Sucesso sempre!!

    Responder
  57. Mariana de Albuquerque Campos

    Faaaaaaala Gerônimo!!!!
    Show!!! Suas aulas, seus vídeos, suas técnicas!!!!
    Grande abraço

    Responder

    1. / One added issue can be that ready titles frequently are normally lienht-reatenifg unaffectedly little using foremost concentrate resting on studying rather than fun. Even if, here’s the entertainment facet to uphold your kids engaged, apiece willing is normally considered to operate towards a certain skillfulness prearranged or else packages, such since numbers or equal systematic restraint. Thankfulness for ones posting.

      Responder
  58. charzade Araujo

    Gerónimo o vídeo e top.
    Ainda não faço Coach profissional mas estou no caminho.
    Irei assistir todos os vídeos.
    Faça mais vídeos técnicos como este.

    Gratidão por toda a partilha!!
    Top top

    Charzade Araujo

    Responder
  59. Ana Lúcia Barros

    Valeu Geronimo! Como sempre cuidadoso, ao citar que o cliente com depressão seja conduzido ao coaching pelo profissional que o está acompanhando, bem como, apresentar técnica que é resultado de pesquisa científica. Parabéns, continue com os videos técnicos!

    Responder
  60. SILVIA BETTI

    Adoro vídeos técnicos. Faça mais por favor.
    Gostaria também que você fizesse um vídeo com uma primeira sessão de coaching, mostrando como é uma primeira sessão sua.
    Muito obrigada.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.